domingo, 20 de setembro de 2009

Papel da mulher na organização eclesiástica

Em comum com várias igrejas cristãs conservadoras, a questão da ordenação de mulheres é ativamente debatida dentro da IASD. O papel especial de Ellen G. White dentro da denominação é prova da importância e contribuição das mesmas para o desenvolvimento da igreja, segundo visão geral. No entanto, embora elas tenham sido aprovadas para serem ordenadas ao ancionato (ver acima) por muitos anos, nenhuma é oficialmente elegível com pastora. Esta decisão é grandemente baseada no texto de 1 Coríntios 14:34-37 quando Paulo teria apresentado como ordenança de Deus que as mulheres deveriam permanecer quietas na igreja, e serem submissas, bem como o texto de 1 Timóteo 2:12 no qual é dito que nenhuma mulher deveria ensinar ou ter autoridade sobre homem, devendo permanecer calada. Como em outras denominações, o debate se concentra nas seguintes questões:

  • Se estas instruções se referiam à igreja do I século ou a todas as eras;
  • Se eram instruções para a região Mediterrânea, ou todas as culturas.
  • Se estas passagens bíblicas teriam sido realmente escritas por Paulo ou outros, e atribuídas a Paulo.

A Divisão Norte-Americana da IASD[8] propôs na Assembléia da Conferência Geral de 1995 em Utrecht, Holanda, que cada divisão deveria decidir independentemente se as mulheres poderiam ou não serem ordenadas ao pastorado. A proposta foi rejeitada por um placar de 1481 a 673. Apesar disso, algumas congregações e mesmo Associações ordenam pastoras em seus quadros.

Localmente a participação da mulher na IASD é intensa em vários segmentos e aprovada pela Associação Geral. Uma das vice-presidentes escolhidas na última Conferência Geral (2005) é uma mulher. No entanto, o cargo de presidente da Associação Geral é exclusivo a um pastor ordenado, o que, no momento exclui as mulheres adventistas da possibilidade deste cargo.

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